QUEM APANHA A ROUPA -SEGUIDORES

18/05/10

O QUE AS MÃES DEVEM SABER SOBRE O SAL

 
CONTEÚDO DE SAL


Dar um pacote de batatas fritas a uma criança pequena não estará com certeza no topo da lista de prioridades de uma mãe consciente com uma dieta equilibrada. Mas e os cereais??Talvez se surpreenda em saber que apesar da sua imagem nutricional, alguns cereais com os quais é familiar contêm tanto sal como um pacote de batatas fritas.
Todas as mães sabem que é boa prática ler as informações de produto mas o que se procura quando se trata de descobrir o conteúdo do sal?
Aqui encontrará algumas respostas simples a questões complexas no que respeita ao debate do sal

Porque  não se deve usar sal?

O sal pode ser prejudicial para o seu bebé de duas maneiras.A curto prazo pode prejudicar o desenvolvimento dos rins do bebé.A longo prazo, pode tornar se um mau habito pois crescem a gostar de comidas salgadas o que os levará numa fase adulta a consumir alimentos mais ricos em sal o que poderá  levar a problemas de tensão alta e colocar tensão desnecessária no coração.

Qual a quantidade de sal que um bebé precisa?

A FSA  (Food Standart Agency que é a agência responsável pelas comidas em Inglaterra) recomenda que a uso de sal diário não passe de 1 gr para bebés com menos de um ano e 2gr para bebés com menos de 3 anos.Já em Portugal os valores são exactamente os mesmos com a variante que se deve ter em consideração igualmente o peso da criança (3gr dos 3 aos 6 anos e 6gr, a partir dos 11 anos)
Seja como for continua a ser um valor  abaixo  do valor de 6gr recomendadas para adultos. E como o sal ocorre (sodium) naturalmente em muitas comidas, fará sentido escolher produtos criados especificamente para bebés e não que adicionem sal extra na sua comida

REDUZIR A QUANTIDADE DE SAL NA REFEIÇÃO NÃO SIGNIFICA COMER COM MENOS PRAZER, use e abuse de ervas aromáticas e condimentos e use a imaginação

O que devemos procurar

Infelizmente pouco tem sido feito a nivel nacional no sentido de sensibilizar os portugueses a este assunto.Em Inglaterra por exemplo, a campanha nacional é de tal forma importante que até as próprias cadeias alimentares participam com iniciativas em que reduziram em 25%  cerca de 4 mil productos das suas lojas, O estado está empenhado nesta luta e prevenção.Por cá teremos de ser nós mesmos pais e educadores a ter a consciência em como é importante  a educação alimentar relativamente ao sal.
O sal é muitas vezes chamado de Sódio/sodium.Multiplique o conteúdo do sódio por 2.5 para concluir o valor de sal incluindo no produto. Qualquer valor acima de 1.6 gr de sal por 100g de produto é considerado elevado para adultos- por isso é particularmente importante evitar comidas com conteúdo de sal para bebés. Se encontrar sal na lista de ingredientes de determinado produto, tenha o cuidado de averiguar se a quantidade  do mesmo não é maior que a dose recomendada para bebés que é de 1g.

Qual a quantidade de sal escondida nos cereais?

75% do sal que comemos já se encontra na comida que compramos.Os cereais são de longe uma parte dos cuplados, com 8 em cada 10 dos mais conhecidos a ter na sua composição o mesmo.Uma dose de cereais para um adulto contem tanto sal como um pequeno pacote de amendoins salgados
De facto, muitos cereais contêm acima de 0.5 gr de sal por dose.Isso é mais do que 50% da dose recomendada diariamente para o seu bebé em apenas uma tigela! Se procura cereais para o seu bebé tente escolher uns que tenham menos do que 0.15 g de sodium por 100 gr.

E que outros alimentos contem sal??

Muitas das comidas pré preparadas que fazem parte das dietas infantis contem um certo nível de sal associado aos próprios alimentos em estado natural. É um bom habito ao comprar os alimentos habituar se a ler o conteúdo dos mesmos para assegurar que compra alimentos propícios a uma dieta equilibrada e não se esqueça que muitas vezes aparece listado como sódio/sodium
 
Tome nota destes alimentos por exemplo:
 
aperitivos de milho (meio pacote) 1 gr
batatas fritas (pacote pequeno ) 1 gr
margarina culinária (colher de sobremesa) 3.4 gr
manteiga (colher de sobremesa) 2.7 gr
corn flakes  ( porção de 30 gr)  2.3 gr
muesli  ( porção de 45 gr) 0.4 gr
corn flakes sabor a chocolate (porção de 30 gr) 0.7 gr
ketchup (colher de sopa) 2.6 gr 
carcaça 1.7 gr
 

CUIDE DA SUA SAÚDE E DOS SEUS FILHOS É IMPORTANTE !!

**Fontes de informação e estudo artigo da cow & gate e artigo da Deco Proteste edição nº53 texto by E.C.

Sem comentários:

Enviar um comentário